terça-feira, 27 de setembro de 2011

Palestra sobre programa multimídia e trabalhos premiados de alunos abrem a III Semana de Comunicação 2011 da Unisa

A Universidade de Santo Amaro (Unisa) deu início nesta segunda-feira (26/09) a 3ª edição de sua Semana de Comunicação Social. O evento foi aberto pelo professor doutor Edson Correia, novo coordenador do curso. Em seu discurso, ele lembrou as recentes conquistas da Comunicação Social em 2011, como o 1º lugar no Expocom, prêmio destinado aos melhores trabalhos produzidos por estudantes da área nas etapas regional (Sudeste) e nacional, em Recife.
Em seguida, o coordenador falou sobre a escolha do tema desta edição – “Comunicação na Era Digital” -, afirmando que a comunicação instantânea que antes era um privilégio se democratizou e se tornou fundamental para todos os profissionais.
Dando início ao ciclo de palestras da Semana, Thalles Viola Trouva e Guilherme Henrique de Castro Vieira, roteiristas da versão para internet do programa “Legendários”, da TV Record, falaram sobre a importância das novas tecnologias para os profissionais de comunicação social.    
Guilherme afirmou que o versão transmídia do “Legendários”, que vai ao ar pela internet todos os sábados a partir das 22h, foi pensando para se adequar a linguagem jovem, especialmente para os pré-adolescentes, que não querem “apenas digerir o conteúdo de um programa”, mas também comentá-lo, utilizando as redes sociais como Twitter e Facebook para isto.
Veio daí a ideia de um programa existir simultaneamente em dois meios, TV e internet, sendo que no ciberespaço ele continua a ser exibido durante toda a semana, mantendo a interatividade com o público.
 Para Trouva, por sua vez, com o crescimento das redes sociais, “a TV passou a ser pouco para os jovens”, daí a importância de novos formatos de programas audiovisuais para serem veiculados na internet.
Para encerrar a primeira noite da Semana de Comunicação, houve a apresentação de street dance do aluno do 2º semestre de Rádio e TV, Gregori Guardia, e a exibição dos curtas-metragens produzidos nas oficinas Kinoforum pelos alunos do 8º semestre de RTV. Os filmes foram selecionados para integrar a programação do último Festival de Curtas de SP.
Também foi apresentado o programa de rádio “Viver em São Paulo”, realizado pelos estudantes do 6º semestre de Rádio e TV, que concorreu no “Programa do Estudante”, da Rádio Cultura, e trechos de “Hanseníase,  Marcas de um Passado que Ainda Vive”, documentário vencedor do Expocom.
   
       


Nenhum comentário:

Postar um comentário