terça-feira, 10 de maio de 2011

Alunos se tornam artistas e realizam trabalhos para 4ª edição do Museu de Comunicação

Desde que foi criado, no 1º semestre de 2009, o já conhecido Museu da Comunicação sempre teve por objetivo pedagógico central promover a integração e a interdisciplinaridade entre os alunos ingressantes do curso de Comunicação Social da Unisa.

Em sua 4ª edição, portanto, o museu não poderia ser diferente. A partir desta segunda-feira, 09 de maio, os quase 150 alunos que entraram nas quatro habilitações oferecidas pelo curso de Comunicação Social – Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio & TV e Relações Públicas – no 1º semestre de 2011 exibiram em forma de obras de arte o resultado de seus estudos e pesquisas desenvolvidos nas aulas de História da Arte, ministrada pelo prof. Ms. Márcio Rodrigo, e Inovação e Criatividade, sob a responsabilidade da profa. Márcia Lilla.

Acatando a sugestão da coordenadora geral do curso, a profa. Ms. Júlia Lúcia de Oliveira, a nova edição do Museu mudará de endereço desta vez. Sai do terceiro andar do Bloco C, onde está concentrada a maior parte das salas das turmas de Comunicação Social, e será realizada no percolado da Unisa, no Campus II. O local, situado no térreo e próximo a entrada principal da unidade e das lanchonetes, garantirá uma maior visitação para a exposição por partes de alunos e docentes de todos os cursos que circulam pelo Campus todos os dias.

"O Museu é o momento em que o aluno ingressante pode extrapolar o limite teórico apreendido em sala de aula e exercitar não apenas sua capacidade criativa, essencial para o mercado de trabalho hoje, mas também sua capacidade de se comunicar com o público por meio de "ferramentas" que usualmente se diferem das utilizadas nos meios de comunicação social", observa Márcio Rodrigo.

Semestre a semestre, os trabalhos artísticos desenvolvidos pelos discentes têm se mostrado cada vez mais criativos e consistentes artisticamente, exibindo todo vigor e o engajamento dos novos estudantes em busca de uma formação acadêmica cada vez mais ampla e dinâmica.

Outra novidade para esta edição é que na noite de 12 de maio, uma quinta-feira, todos os alunos que desenvolveram trabalhos artísticos para o Museu realizarão uma atividade extra, batizada pela professora Márcia Lilla como "Interatividade".

"O objetivo é que os alunos utilizem os recursos expressivos apreendidos na disciplina de Inovação e Criatividade, entre outros conceitos. Eles farão 10 minutos (por grupo) de interação com o público visitante, apresentando a obra (o que está exposto no Museu) – por meio de recursos teatrais, dança, mímica, entre outros", explica Márcia Lilla.

A idéia, afirma a docente e também psicóloga, é que os estudantes entendam a questão primordial de que a comunicação perpassa por diferenciados canais perceptivos, que podem ser efetivados, otimizados com outros recursos criativos e inovadores em proatividade relacional (incluindo outras pessoas que não sejam de suas respectivas turmas).

O detalhe inusitado da atividade é que os "alunos artistas", autores dos trabalhos expostos no Museu, terão de se apresentar com máscaras e maquiagens para uma melhor caracterização de suas obras - e para que também se sintam "protegidos" em suas essências e personalidades.

O Museu da Comunicação ficará aberto de 9 até dia 20 de maio, no horário de funcionamento do Campus II.

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