sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Apresentação sobre jornalismo digital encerra ciclo de palestras da Semana de Comunicação da Unisa

Fechando a sequencia de palestras da sua III semana de Comunicação Social, a Unisa – Universidade de Santo Amaro – contou com a participação de Marcelo Moreira, jornalista do “Jornal da Tarde” e Daniela Osvald, professora doutora da Fundação Cásper Líbero, que falaram sobre jornalismo digital popular.
         Marcelo afirmou que os futuros profissionais de comunicação devem “olhar com carinho” para esta modalidade. Segundo ele, a área é uma grande oportunidade de emprego, pois permite ao leitor uma maior interatividade e acesso a informação que as mídias tradicionais. O jornalista citou como exemplo uma manchete sobre cursos para qualificação profissional que havia sido publicada na página do JT às 4h do mesmo dia e teve 600 mil visitas – mais do que num ano inteiro.
         Marcela, por sua vez, falou sobre os riscos e perigos que a comunicação pela internet pode trazer, como o processo de institucionalização que alguém sofre ao emitir uma opinião publicamente e o risco de se produzir “dossiês” sobre as pessoas com informações extraídas da internet.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

- SEGUNDA –FEIRA, DIA 26/09, SEMANA DE COMUNICAÇÃO 2011 UNISA

- 19h: Apresentação Trabalho Ganhador do Prêmio Expocom/2011 – alunos de JOR
- 19h30: 1ª) Palestra:Novos Modelos de Negócios para a Comunicação Social na era Digital – Thalles Viola Trouva - R7 da TV Record
 2ª) Apresentação de case de sucesso: Guilherme Henrique de Castro Vieira – Rede Record
- 21h: Apresentação cultural: aluno de RTV: Gregori Guardia-apresentando a performance: “Danças Urbanas: a Essência da Dança no Ser”
Apresentação dos curtas dos alunos de RTV, selecionados para o Festival de Curtas de SP
Exposição fotográfica alunos do 3º sem. RP/PP/RTV e JOR (Beth Fantauzzi) no Percolado
- 21h30: Apresentação de um TCC (JOR)- Prof.Marcelo Cardoso

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL NESTA SEXTA-FEIRA (30/09)
- 19H: Concursos de Rádio e TV e Jornalismo; Publicidade e Propaganda e Relações Públicas
- 19H30: Homenagens a ex-alunos
- 20h30: Premiação dos Concursos
- 21h: Encerramento da Semana de Comunicação (El Connect)
PROGRAMAÇÃO DE QUINTA-FEIRA (29/09) DA SEMANA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

- 19 h: Abertura com programa “Post Factum” de Jornalismo
- 19h40: Palestra Comunicação Popular e Alternativa, com Marcelo Moreira, jornalista do Jornal da Tarde
- 20h30: Case de sucesso com a professora doutora Daniela Osvald da Casper Líbero, especialista em Jornalismo     Digital
- 21h: Apresentação da banda Gammak Live
- 21H30: Exposição fotográfica de alunos do 3º semestre do curso de Comunicação Social no Percolado e apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Relações Públicas pelo professor Carlos Gonçalves
Palestra sobre publicidade online marca terceiro dia da Semana de Comunicação na Unisa 2011

Prosseguindo com a 3ª edição de sua Comunicação Social, a Universidade de Santo Amaro (Unisa) apresentou nesta quarta-feira (28/09) palestra com Thiago Nunes Guimarães, do Ibope, e João Luz, proprietário e diretor de cena da Crash Filmes, produtora que tem foco filmes publicitários para TV, sobre o impacto do uso da internet na publicidade e na internet.
         Thiago afirmou que para se ter sucesso no novo meio é preciso ter criatividade e bom-humor e apresentar algo inesperado, mas nunca chocante.
         João Luz afirmou que há uma revolução na mentalidade dos clientes de agencias publicitárias em relação à web, pois ela possibilita maior interação do consumidor com o produto e, devido a fenômenos como Video e You Tube, os vídeos se tornaram essenciais para o sucesso de uma campanha.
         Para encerrar a noite, houve apresentação da banda Celsocráticos, composta por alunos do 4º semestre de História da universidade.  

Palestra sobre engajamento público marca 2º  dia da Semana Comunicação Social

Em seu 2º dia, a Universidade de Santo Amaro – Unisa – apresentou nesta terça-feira (27/09) palestra com Fábio Milnitzky, diretor da Edelman Significa, divisão da Edelman, agencia de Relações Públicas com mais de 20 anos de atuação, e Marcela Porto, gerente de comunicação e relações institucionais da Suzano Holding, sobre a importância de fazer o branding (administração das marca) por meio da criação de um engajamento público.
         Fábio afirmou que o crescimento das mídias sociais mudou a comunicação, que deixou de ser centralizada para ser compartilhada.
         Daí a necessidade de criar com os stakeholders (públicos-alvo) um relacionamento que construa junto aos consumidores uma imagem da marca que seja consistente e condizente com a realidade.
         A partir disso, segundo o diretor, ultrapassar o aspecto tangível, concreto, para o intangível, quando a experiência cria um significado do produto para o consumidor, que saberá se futuramente ele poderá ou não atender suas expectativas. Por meio deste processo, ele também participa da construção da marca.
         Fábio comparou a comunicação a um casamento, pois  é  “um relacionamento passível de erro, precisa de transparência e confiança e precisa ser duradoura em que um não pode apenas chegar e consumir o outro .”
         Já Marcela destacou o papel da missão e dos valores da empresa para regular o relacionamento com os stakeholders e adequar discurso com a    prática das empresas.
         Houve ainda a apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Publicidade e Propaganda.       

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

PROGRAMAÇÃO DESTA QUARTA-FEIRA NA SEMANA DE COMUNICAÇÃO

O 3º dia da Semana de Comunicação Social traz nesta quarta-feira abertura com o programa “Post Factum” (Rádio e TV) às 19h.
         Palestra com Thiago Nunes Guimarães, do Ibope, sobre “Publicidade on-line: criatividade com assertividade” às 19h40 e com João Luz, proprietário e diretor de cena da Crash Filmes à 20h30.
         Logo após exposição fotográfica de alunos do 3º semestre do curso de Comunicação Social as 21h30 e apresentação de um Trabalho de Conclusão (TCC) de Rádio e TV pelo professor Marcelo Cardoso às 21h30.  




terça-feira, 27 de setembro de 2011

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL NESTA TERÇA-FEIRA

O 2º dia da 3ª Semana de Comunicação Social terá início nesta terça-feira às 19h com o programa “Diálogo RP”.
Às 19h30, teremos uma palestra sobre branding em RP com Fábio Milnitzky, diretor da Edelman Significa – divisão da Edelman, agencia de Relações Públicas com mais de 20 anos de atuação
As 20h30 – Case de sucesso com Marcela Porto, gerente de comunicação e relações institucionais da Suzano Herzog, empresa do ramo de papel e celulose.
21h – Exposição fotográfica dos alunos do 3º semestre do curso de Comunicação Social.
Encerrando a noite, apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de PP.   
Palestra sobre programa multimídia e trabalhos premiados de alunos abrem a III Semana de Comunicação 2011 da Unisa

A Universidade de Santo Amaro (Unisa) deu início nesta segunda-feira (26/09) a 3ª edição de sua Semana de Comunicação Social. O evento foi aberto pelo professor doutor Edson Correia, novo coordenador do curso. Em seu discurso, ele lembrou as recentes conquistas da Comunicação Social em 2011, como o 1º lugar no Expocom, prêmio destinado aos melhores trabalhos produzidos por estudantes da área nas etapas regional (Sudeste) e nacional, em Recife.
Em seguida, o coordenador falou sobre a escolha do tema desta edição – “Comunicação na Era Digital” -, afirmando que a comunicação instantânea que antes era um privilégio se democratizou e se tornou fundamental para todos os profissionais.
Dando início ao ciclo de palestras da Semana, Thalles Viola Trouva e Guilherme Henrique de Castro Vieira, roteiristas da versão para internet do programa “Legendários”, da TV Record, falaram sobre a importância das novas tecnologias para os profissionais de comunicação social.    
Guilherme afirmou que o versão transmídia do “Legendários”, que vai ao ar pela internet todos os sábados a partir das 22h, foi pensando para se adequar a linguagem jovem, especialmente para os pré-adolescentes, que não querem “apenas digerir o conteúdo de um programa”, mas também comentá-lo, utilizando as redes sociais como Twitter e Facebook para isto.
Veio daí a ideia de um programa existir simultaneamente em dois meios, TV e internet, sendo que no ciberespaço ele continua a ser exibido durante toda a semana, mantendo a interatividade com o público.
 Para Trouva, por sua vez, com o crescimento das redes sociais, “a TV passou a ser pouco para os jovens”, daí a importância de novos formatos de programas audiovisuais para serem veiculados na internet.
Para encerrar a primeira noite da Semana de Comunicação, houve a apresentação de street dance do aluno do 2º semestre de Rádio e TV, Gregori Guardia, e a exibição dos curtas-metragens produzidos nas oficinas Kinoforum pelos alunos do 8º semestre de RTV. Os filmes foram selecionados para integrar a programação do último Festival de Curtas de SP.
Também foi apresentado o programa de rádio “Viver em São Paulo”, realizado pelos estudantes do 6º semestre de Rádio e TV, que concorreu no “Programa do Estudante”, da Rádio Cultura, e trechos de “Hanseníase,  Marcas de um Passado que Ainda Vive”, documentário vencedor do Expocom.
   
       


quinta-feira, 22 de setembro de 2011

3ª SEMANA DE COMUNICAÇÃO

3ª Semana de Comunicação Social 2011 na Unisa tem a  “Comunicação na Era Digital” como tema

De 26 a 30 de setembro, a Universidade de Santo Amaro (Unisa) promoverá a 3ª edição de sua Semana de Comunicação Social. O evento tem como principal objetivo promover aos alunos o contato dos alunos do curso com profissionais da área.
Este ano o tema do evento será a “Comunicação na Era Digital”, trazendo palestras que discutem assuntos como os novos modelos de negócios na comunicação social gerados devido as novas tecnologias.
Além disso, a Semana de Comunicação contará com exibição de Trabalhos de conclusão de curso (TCCs) e uma exposição fotográfica.

O evento ocorrerá entre 2ª e 6ª, no auditório do campus II– Rua Isabel Schmidt, nº 349- Santo  Amaro.